Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

O papel da cultura nacional

O que é Papel Imune

Um nome sugestivo para quem não é da área papeleira. Em uma primeira análise pode-se suspeitar de um papel usado para fins médicos. Longe disso. O Papel Imune é, na verdade, responsável por propagar a cultura, levando informação e divertimento a todos. Papel Imune é a denominação mercadológica do papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos. Segundo a Constituição Brasileira, em virtude dessa destinação, o papel destinado à impressão desses produtos não pode ser tributado.

A imunidade tributária do papel depende da finalidade de uso do papel. Compreenda a diferença de uso do papel:

  • Se a sua destinação for a impressão de livros, jornais e periódicos, ele será considerado papel imune de tributos.
  • Se a sua destinação for a venda em resmas, para a escrita, ou a impressão de impressos publicitários ou outros quaisquer, o papel é sujeito à tributação, sendo mercadologicamente chamado de “papel comercial”.

Ou seja, o papel é o mesmo. A destinação é que altera o regime tributário, com incidência ou não de impostos e contribuições sociais sobre o produto final. Este incentivo representa, em média, uma diferença de 35% em relação às taxas pagas pelo papel comercial.

É exatamente essa diferença na tributação que vem estimulando alguns agentes de mercado a promover ações ilegais de desvio de finalidade de papel imune. Mediante o crime de falsidade ideológica, esses agentes declaram a finalidade imune para papéis que, na verdade, são aplicados para fins comerciais, evadindo-se ilegalmente da tributação.

A utilização de papel imune para outras finalidade é crime contra a ordem tributária, fere o espírito constitucional de proteção da cultura e, além disso, leva a distorções concorrenciais extremamente danosas às cadeias de valor e aos consumidores. Essa prática tem causado sérios prejuízos ao mercado e à concorrência justa e principalmente, ao governo brasileiro que deixa de arrecadar milhões de reais em impostos sonegados ano a ano.

Campanha de Conscientização

No âmbito de sua campanha de conscientização do uso de papel imune, entidades do setor papeleiro lançaram o Termo Individual de Compromisso Voluntário de Transparência e Regularidade das Operações com Papel Imune.

Por esse documento, as empresas signatárias voluntariamente se comprometem a dar transparência à regularidade de suas operações com papel imune.

O referido Termo de Compromisso Voluntário não inova em obrigações. As empresas signatárias declaram que cumprem a Constituição Federal e a legislação aplicável, utilizando papel imune (não tributado) exclusivamente para a impressão de livros, jornais e periódicos, sem incorrer ou permitir em desvio de finalidade.

As empresas signatárias assumem, também, livre e espontaneamente, os compromissos voluntários relacionados no documento, no intuito de colaborar com o Estado brasileiro na questão do combate ao desvio de finalidade do papel imune.

A Santa Maria faz sua parte participando ativamente da campanha.

Conforme informações da Bracelpa.

Você também pode gostar

Confira o ensalamento da Prova de Seleção do Programa Aprendiz

O ensalamento da prova do Programa Aprendiz Santa Maria já está disponível e você pode conferir aqui. O que você precisa saber: Data da prova: 12 de janeiro de 2019 (sábado) Horário de inicio: Os portões abrem as 12h e o início da prova será as 13h30. Não será tolerado atrasos, caso ocorra o candidato […]

Programa Aprendiz Santa Maria

O Programa Aprendiz Santa Maria abre suas inscrições para a seletiva para 2019. No Programa o jovem com idade entre 14 a 22 anos, tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho ganhando experiencia em uma das 500 maiores empresas do Sul do País. No ano de 2016 o Programa contou com mais de […]

PCH 3 Capões Novo

A PCH Três Capões Novo está sendo construída no município de Guarapuava, região centro sul do estado do Paraná, às margens do rio Jordão. O empreendimento passou por uma revisão de cota e complementações em seus estudos ambientais para que, em 11 de fevereiro de 2023, recebesse do Instituto Água e Terra (IAT) sua Licença […]

Gramatura ou espessura?

As vezes ao manusear uma folha de papel, muitos profissionais acreditam que aquela folha não corresponde a gramatura indicada na embalagem. Isto acontece porque ao manusear a folha repetidas vezes, pode ocorrer uma pequena confusão com outra característica do papel, que é a espessura. A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada […]

Papel Alcalino, branco por muito mais tempo…

Toda linha de papel Santa Maria é de papel alcalino. Você sabe qual é a vantagem dessa característica? Para entender melhor esta característica precisamos entender primeiro a definição de colagem do papel. A colagem do papel consiste em reduzir ou retardar a penetração de água no papel sem impermeabilizá-lo. Os papéis utilizados para imprimir ou […]

Papel x Umidade

O papel é composto, quase na sua totalidade, por celulose, componente vegetal extraído da madeira, que possui características higroscópicas. A higroscopia é definida como a propriedade que certos materiais possuem em absorver a água proveniente da umidade ambiente. Todo o papel é fabricado com um conteúdo de umidade o qual pode estar mais seco (SAMALASER) […]

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso