Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

Reflorestadora

Para manter uma floresta de alta qualidade, a Reflorestadora São Manoel investe continuamente em melhoramento genético de suas florestas. Estas são submetidas a um rígido controle de qualidade desde a produção de mudas até o seu corte final. Suas florestas comerciais equivalem a mais de 12.000 hectares entre Pinus taeda e Eucalyptus SP., distribuídos em várias fazendas, num raio de 100 km de sua planta industrial, assegurando sua autossuficiência. Estas áreas são submetidas a rígidas normas de controle e preservação ambiental, gerando uma perfeita harmonia entre espécies nativas e áreas reflorestadas.

CLASSIFICAÇÃO DAS TORAS
EM DIÂMETRO (CM)

Escolha o seu produto:

Acima de 10cm

Mercado de Biomassa

10 a 18cm

Celulose e Energia

18 a 26cm

Celulose e Laminação de placas

26 a 35cm

Laminação de Placas

35cm

Serraria

Sementes e mudas

A Reflorestadora São Manoel disponibiliza, por meio de pesquisa e do Viveiro Florestal, a venda de sementes e mudas de Pinus taeda. As sementes são provenientes de Pomares Clonais (PCS) próprios, com rigorosa seleção de árvores superiores, garantindo um excelente desenvolvimento no campo e um alto rendimento das florestas. Já as mudas passam por um rigoroso controle de qualidade e só são disponibilizadas após serem auditadas, respeitando os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, como por exemplo, altura, diâmetro de colo e sistema radicular bem agregado.

Toras

As toras são produzidas dentro de padrões de Qualidade do Material Genético Melhorado e Manejo das Florestas. Para que o plantio obtenha melhor incremento e qualidade da floresta, são avaliados diversos fatores como: solo, clima e topografia da região. Com isso, é inserido o material genético específico e mais adequado para o plantio. Já as toras passam por um processo de qualidade em campo que garantem para o cliente a eficiência e qualidade, as quais são destinadas a um mercado multiuso, onde pode ser feito qualquer tipo de beneficiamento.

Desde 2009 somos FSC® das
florestas ao papel

Um dos nossos principais valores é a Responsabilidade Socioambiental, por isso, priorizamos a conservação dos recursos naturais e toda a madeira produzida nas áreas da Reflorestadora São Manoel possui o certificado FSC® para Manejo Florestal (FSC-C133520), que reafirma nosso compromisso com a comunidade e nossos clientes, garantindo que nossos produtos são economicamente viáveis, socialmente benéficos e ambientalmente adequado. Clique aqui e confira o Resumo Público 2017. Consulte nossos produtos FSC

Parceiro Florestal

O setor florestal tem se destacado fortemente devido a sua viabilidade econômica no Brasil e no mundo. O Paraná, com um dos melhores solos do Brasil, conta com clima e temperatura favoráveis para o bom desenvolvimento das florestas plantadas. A Santa Maria com mais de 50 anos de experiência na área florestal, papel e energia, está oferecendo uma oportunidade de investimento para o proprietário rural. A Parceria Florestal possibilita que o agricultor diversifique sua propriedade sem investimentos e com retornos financeiros excelentes. A empresa tem alcançado ótimos resultados em seu negócio florestal, através do desenvolvimento da pesquisa, produção de mudas em viveiro próprio, implantação, manutenção e manejo das florestas.

O que é este programa?

O programa consiste na implantação de florestamento ou reflorestamento com interesses e benefícios comuns entre os proprietários rurais da região e a empresa. Visa estimular produtores de pequeno, médio e grande porte no plantio florestal, quando as condições do solo e clima forem favoráveis. A iniciativa contribui com o desenvolvimento econômico local, possibilita a prática de preservação ambiental e proporciona mais uma opção de fonte de renda para o produtor rural no campo.

Como funciona?

Nesta parceria, o proprietário rural disponibiliza toda ou parte de sua propriedade e a empresa efetua os serviços necessários de implantação, manutenção e manejo da floresta até o momento do corte.

Quem pode ser parceiro?

Produtores rurais localizados num raio de até 150 km de distância da unidade industrial da Santa Maria, que está situada no Município de Guarapuava – PR.

Como se tornar parceiro florestal?

  • Entre em contato com a empresa pelo telefone(42) 3621 4066 e solicite a visita do responsável técnico em sua propriedade rural.
  • O responsável técnico da empresa fará uma avaliação da área de efetivo plantio.
  • Esteja com a documentação do imóvel devidamente em dia.
  • Após a análise da documentação do imóvel e do proprietário, será elaborado o contrato.
  • A empresa realizará o mapeamento da área a ser plantada.
  • Assinatura do contrato de ambas as partes.
  • Início das atividade operacionais.

Seja um parceiro florestal, invista no seu futuro! Agora que você já conhece o Programa de Parceria Florestal da Santa Maria, solicite a visita do nosso responsável técnico pelo fone 42 3621.4066 ou acesse o formulário de contato.

Pesquisa florestal

A Reflorestadora São Manoel acredita que a pesquisa é de fundamental importância para a aquisição de toras com alto valor agregado e também para os interesses de nossos clientes. Pensando nisso, no início dos anos 2.000, desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, um programa de Melhoramento Genético, tendo como objetivos principais maior volume individual, retidão do fuste, redução da conicidade das árvores e crescimento num menor espaço de tempo em função do uso da madeira para fins mais nobres e, consequentemente, com maiores retornos financeiros. Com o desenvolvimento de tecnologia cada vez mais avançada, disponibilizamos sementes de pomares clonais e mudas de alta qualidade, garantindo um excelente desenvolvimento no campo. Além disso, foram implantados testes de progênie e novas procedências, em busca de material genético mais adequado para as nossas condições ambientais e do melhoramento contínuo de nossa base genética. Como fruto desse programa, alcançamos a autossuficiência na produção de sementes de Pinus Taeda e o excedente da produção passou a ser disponibilizado para a comercialização. Além disso, a empresa está desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área de silvicultura, com o teste de novos produtos e técnicas silviculturais.

Viveiro

A Reflorestadora São Manoel conta com um viveiro próprio de mudas de Pinus Taeda. O espaço funciona através de processos de irrigação e fertirrigação automatizados. A produção passa por um rigoroso controle de qualidade, no qual as mudas somente são disponibilizadas para o plantio após serem auditadas, respeitando os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, como altura, diâmetro de colo e sistema radicular bem agregado. Os trabalhos realizados pela Pesquisa Florestal, aliados a este controle de qualidade, garantem um excelente desenvolvimento no campo e um alto rendimento de nossas florestas.

Geoprocessamento

A empresa possui um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que permite compor o uso do solo das fazendas da empresa, servindo como base para o planejamento e execução das atividades de implantação, manutenção, colheita, licenciamentos e demais atividades florestais.

Colheita Mecanizada

Para que as toras cheguem aos clientes em ótimas condições, conforme as suas especificações, a Reflorestadora São Manoel possui equipamentos de alta tecnologia que realizam a colheita florestal de forma semimecanizada. Com estes equipamentos a Colheita Florestal tem inúmeras vantagens, as quais se destacam: rapidez, eficiência, maior produtividade e garantia de qualidade do produto desde o corte até a entrega ao cliente.

COMO É FEITA A COLHEITA?

Inicia-se com a máquina Feller Buncher que derruba a árvore, suavizando sua queda evitando quebras e rompimento das fibras internas. Depois do corte e derrubada, é a vez do Skidder, que arrasta as árvores para o estaleiro. Na próxima fase, inicia-se o processamento de toras, realizado pelo Harvester, responsável pelo desgalhamento e corte das árvores, conforme as especificações do cliente. Com as toras cortadas e separadas nos padrões solicitados, o carregador florestal faz a expedição do produto do estaleiro para o caminhão.

A Silvicultura divide-se
em várias etapas
  • Silvicultura
  • Etapas da silvicultura

Silvicultura é a ciência que estuda e trata de forma correta o cultivo das florestas. Essa atividade é responsável por manter florestas com qualidade, baixo custo e maior produtividade, gerando um ciclo de produção que não agride o meio ambiente. Para esta atividade, a empresa conta com equipes próprias e terceirizadas, utilizando métodos manuais e semi-mecanizados, visando obter o melhor aproveitamento e manutenção das florestas em função do interesse ecológico, científico, econômico e social.

Silvicultura

Silvicultura é a ciência que estuda e trata de forma correta o cultivo das florestas. Essa atividade é responsável por manter florestas com qualidade, baixo custo e maior produtividade, gerando um ciclo de produção que não agride o meio ambiente. Para esta atividade, a empresa conta com equipes próprias e terceirizadas, utilizando métodos manuais e semi-mecanizados, visando obter o melhor aproveitamento e manutenção das florestas em função do interesse ecológico, científico, econômico e social.

Etapas da silvicultura

A Silvicultura divide-se em várias etapas:

  • Processos de produção de mudas;
  • Preparo de áreas;
  • Implantação (plantio);
  • Tratos culturais (roçadas, aplicação de herbicidas);
  • Controle de pragas;
  • Proteção Florestal.
  • Plantio de mudas
  • Manutenção (estradas, roçadas aplicação de herbicidas)

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso