Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

Meio Ambiente

Responsabilidade Ambiental

A responsabilidade com a sociedade e a proteção ao meio ambiente são valores que a Santa Maria carrega. Para isso, a empresa tem aplicado consistentes programas de progresso social e proteção ambiental, que resultam na melhoria contínua de seu processo produtivo, em perfeita harmonia com o ambiente, respeitando as leis vigentes, incentivando a conscientização ambiental e o dever social.
Responsabilidade Socioambiental deixou de ser um projeto para a Santa Maria e passou a ser uma prática.

Estação de Tratamento de Afluente

A Santa Maria tem a água como peça fundamental em diversas etapas da fabricação do papel. Para isso, utiliza como fonte o Rio Coutinho, um rio 100% guarapuavano. Devido à importância e à consciência da necessidade de conservação desse recurso não-renovável, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os maiores benefícios da tecnologia escolhida, o Lodo Ativado Convencional, são:

  • Alta eficiência de tratamento em relação a outros processos;
  • Controle de qualidade da água tratada;
  • Garantia de bom funcionamento do sistema

Todos os operadores são técnicos formados na área de papel e celulose, com treinamento específico para atuar na ETE. A drenagem do lodo ainda faz com que ele possa ser utilizado como matéria-prima para usos diversos como produção de papel, adubação do solo, entre outros. Todas as análises necessárias (ph; sólidos sedimentáveis; sólidos suspensos; DQO; DBO; nitrogênio) são feitas em um laboratório próprio, montado especialmente para atender às necessidades da estação. Periodicamente, são enviadas amostras do efluente para laboratórios externos e, em conjunto com os resultados do laboratório interno, são encaminhados para um órgão ambiental competente.

imagem folha

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso