Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

Responsabilidade Socioambiental

santa maria responsabilidade socioambiental

Por entender que uma sociedade melhor depende de cada cidadão, a Santa Maria investe em ações que de alguma forma façam a diferença no meio em que está inserida, incentivando seus colaboradores a também contribuir neste processo. Frequentemente, a empresa apoia atividades promovidas por instituições de saúde locais. Além disso, algumas ações desenvolvidas pela empresa merecem destaque.

estação de tratamento de afluentes

A Santa Maria tem a água como peça fundamental em diversas etapas da fabricação do papel. Para isso, utiliza como fonte o Rio Coutinho, um rio 100% guarapuavano. Devido à importância e à consciência da necessidade de conservação desse recurso não-renovável, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os maiores benefícios da tecnologia escolhida, o Lodo Ativado Convencional, são:

  • Alta eficiência de tratamento em relação a outros processos;
  • Controle de qualidade da água tratada;
  • Garantia de bom funcionamento do sistema

Todos os operadores são técnicos formados na área de papel e celulose, com treinamento específico para atuar na ETE. A drenagem do lodo ainda faz com que ele possa ser utilizado como matéria-prima para usos diversos como produção de papel, adubação do solo, entre outros. Todas as análises necessárias (ph; sólidos sedimentáveis; sólidos suspensos; DQO; DBO; nitrogênio) são feitas em um laboratório próprio, montado especialmente para atender às necessidades da estação. Periodicamente, são enviadas amostras do efluente para laboratórios externos e, em conjunto com os resultados do laboratório interno, são encaminhados para um órgão ambiental competente.

imagem folha

o grupo santa maria e
o meio ambiente

santa maria - responsabilidade socioambiental

A responsabilidade com a sociedade e a proteção ao meio ambiente são valores que a Santa Maria carrega. Para isso, a empresa tem aplicado consistentes programas de progresso social e proteção ambiental, que resultam na melhoria contínua de seu processo produtivo, em perfeita harmonia com o ambiente, respeitando as leis vigentes, incentivando a conscientização ambiental e o dever social. Responsabilidade Socioambiental deixou de ser um projeto para a Santa Maria e passou a ser uma prática.

responsabilidade social

Por entender que uma sociedade melhor depende de cada cidadão, a Santa Maria investe em ações que de alguma forma façam a diferença no meio em que está inserida, incentivando seus colaboradores a também contribuir neste processo.

Frequentemente, a empresa apoia atividades promovidas por instituições de saúde locais. Além disso, algumas ações desenvolvidas pela empresa merecem destaque.

Doação de Papel - Sempre que solicitado, a empresa procurar doar papéis para instituições públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estes materiais são utilizados durante todo ano em trabalhos pedagógicos desenvolvidos com os alunos.

Programa Aprendiz - Dar a jovens que cursam os Ensinos Médio e Superior a oportunidade do primeiro emprego: este é o conceito do Programa Aprendiz, desenvolvido pela empresa desde 2008. O Programa proporciona a estes jovens profissionais vivências do dia-a-dia do mercado de trabalho, dando a eles acesso à formação profissional, através de cursos desenvolvidos com entidades parceiras. Muitos destes jovens acabam sendo efetivados na empresa após o período do contrato como Aprendizes.

Incentivo à formação educacional - Uma das principais preocupações da Santa Maria diz respeito à formação educacional de seus colaboradores e suas famílias. Por isso, a empresa possui convênios que oferecem descontos em Colégios, Faculdades e Escolas de Idiomas.

Força Verde Mirim - Em 2018, uma parceria entre a Santa Maria, a Polícia Ambiental e a Prefeitura Municipal de Goioxim permitiu que fosse criado naquele município a primeira turma do Projeto Força Verde Mirim. Através do Projeto, 25 crianças com idades entre 10 e 12 anos da área rural de Goioxim participam de um curso onde têm acesso a noções básicas de meio ambiente, fauna, flora, reciclagem e outros temas voltados para preservação.

Ao final do curso, os pequenos receberão seus diplomas como Guardiões da Natureza.

estação de tratamento de efluentes

A Santa Maria tem a água como peça fundamental em diversas etapas da fabricação do papel. Para isso, utiliza como fonte o Rio Coutinho. Devido à importância e à consciência da necessidade de conservação desse recurso não-renovável, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os maiores benefícios da tecnologia escolhida, o Lodo Ativado Convencional, são:

  • alta eficiência de tratamento em relação a outros processos;
  • controle de qualidade da água tratada;
  • e garantia de bom funcionamento do sistema.

Os operadores que trabalham na ETE são técnicos formados na área de papel e celulose, com treinamento específico para atuar no setor. A drenagem do lodo ainda faz com que ele possa ser utilizado como matéria-prima para usos diversos como produção de papel, adubação do solo, entre outros. Todas as análises de material necessárias (ph; sólidos sedimentáveis; sólidos suspensos; DQO; DBO; nitrogênio) são feitas em um laboratório próprio, montado especialmente para atender às necessidades da Estação. Periodicamente, são enviadas amostras do efluente para laboratórios externos e, que em conjunto com os resultados do laboratório interno, são encaminhados para um órgão ambiental competente.

manejo responsável

A Santa Maria somente utiliza em sua matéria-prima produtos de fontes controladas, que não exploram trabalho escravo ou infantil e que respeitam os direitos dos trabalhadores e seu bem social e econômico. As florestas, das quais se origina a matéria-prima usada na empresa, são operadas por meio de modernas técnicas que evitam o desperdício, conservam a biodiversidade e os processos ecológicos.

central de coleta e reciclagem de resíduos

Projeto implementado para classificação de resíduos e separação por classes. Cada área conta com lixeiras destinadas para os diferentes tipos de materiais, coleta diária e correta destinação de todos os resíduos gerados. O objetivo de aproveitar racionalmente os materiais a serem reciclados, diminuindo, consequentemente, o volume de material para depósito no aterro sanitário controlado.

programa de controle e conscientização da não-geração de resíduos

Consiste no envolvimento de todos os colaboradores da Santa Maria, por meio da conscientização e orientação no sentido de um aproveitamento racional dos materiais, para evitar o resíduo desnecessário.

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso