Grupo Santa Maria - Responsabilidade Ambiental

A responsabilidade com a sociedade e a proteção ao meio ambiente são alguns dos valores que a Santa Maria carrega consigo. Para isso, tem aplicado consistentes programas de progresso social e proteção ambiental, que resultam na melhoria contínua de seu processo produtivo, em perfeita harmonia com o ambiente, respeitando as leis vigentes, incentivando a conscientização ambiental e o dever social. Responsabilidade Socioambiental deixou de ser um projeto para a Santa Maria. Passou a ser prática. Além de investimentos em tecnologia, o Grupo investe na gestão social e ambiental. Uns dos exemplos é a coleta seletiva de lixo, realizada pelos colaboradores e demais prestadores de serviço, que proporciona a melhor classificação e o direcionamento consciente e responsável desses resíduos. A qualidade de nossos produtos é o resultado de contínuos investimentos em recursos humanos, pesquisa, tecnologia, ética no relacionamento com o cliente e uma política ambiental estratégica e de grande impacto. Todos esses itens, porém, podem ser sintetizados no conceito de Responsabilidade Socioambiental, nossa principal meta.

Estação de Tratamento de Efluentes

A Santa Maria tem a água como peça fundamental em diversas etapas da fabricação do papel. Para isso, utiliza como fonte o Rio Coutinho, um rio 100% guarapuavano. Devido à importância e à consciência da necessidade de conservação desse recurso não-renovável, a Santa Maria tomou a decisão da construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes. Os maiores benefícios da tecnologia escolhida, o Lodo Ativado Convencional, são: alta eficiência de tratamento em relação a outros processos, controle de qualidade da água tratada, garantia de bom funcionamento do sistema.Todos os operadores são técnicos formados na área de papel e celulose, com treinamento específico para ETE, ministrado pelo SENAI. A drenagem do lodo ainda faz com que ele possa ser utilizado como matéria-prima para usos diversos, tais como a produção de papel, a adubação do solo, etc. Todas as análises necessárias (ph; sólidos sedimentáveis; sólidos suspensos; DQO; DBO; nitrogênio) são feitas em um laboratório da Santa Maria montado especialmente para atender as necessidades da estação. Periódicamente, são enviadas amostras do efluente para laboratórios externos e, em conjunto com os resultados do laboratório interno, são encaminhados para um órgão ambiental competente.

Manejo Ecossustentável

Toda matéria-prima utilizada pela empresa provém de reflorestamentos próprios, cultivados com rigoroso controle de qualidade e mais modernas técnicas de plantio e manejo florestal, seguindo princípios e critérios do FSC e garantindo o equilíbrio ambiental.

Central de Coleta e Reciclagem de Resíduos

Projeto implementado para classificação de resíduos e separação por classes, contando, nas próprias áreas, com lixeiras destinadas a cada material, coleta diária e correta destinação de todos os resíduos gerados, com o objetivo de aproveitar racionalmente os materiais a serem reciclados, diminuindo, consequentemente, o volume de material para depósito no aterro sanitário controlado.

Programa de Controle e Conscientização da Não-Geração de Resíduos

Consiste no envolvimento de todos os colaboradores da Santa Maria, por meio da conscientização e orientação no sentido de um aproveitamento racional dos materiais, para evitar o resíduo desnecessário.

Integração de Pessoas Portadoras de Deficiência

Acreditando no potencial de desenvolvimento pessoal, profissional e social das pessoas portadoras de deficiência, a Santa Maria contrata também esses profissionais, respeitando as condições que apresentam e mantendo sua integridade física e psicológica. Essa é uma situação que, além de valorizar os profissionais, propicia um ambiente de inclusão social, no qual os colaboradores têm a oportunidade de integração e entendimento das diferenças.

Preocupação com a água do planeta

A importância da água como elemento fundamental à existência de plantas, animais e à própria manutenção do planeta em que vivemos já é de todos conhecida, porém não é por todos respeitada. O uso indiscriminado de tal substância afeta a todos, e a proteção desse bem deve ser um princípio fomentado desde a infância. Um bom começo é fazer com que a reflexão parta de cada pessoa e seja levada para a comunidade, desta para a cidade, e assim por diante. A Santa Maria, sempre envolvida com os projetos da sua comunidade e região, em parceria com o Rotary Club Guarapuava-Guairacá, publicou o livro “Água: Tesouro do Planeta Terra”. Além de conscientizar crianças do Ensino Fundamental de Guarapuava, e também adultos, estimulou o hábito da leitura, outro importante fator que contribui para o crescimento de cidadãos conscientes.