A PCH Três Capões está sendo construída no município de Guarapuava, região centro sul do estado do Paraná. O empreendimento recebeu do Instituto Ambiental do Paraná a Licença de Instalação nº 39921, no dia 24 de abril de 2015.
Tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2023 e vai gerar 10 megawatts (MW), energia elétrica suficiente para atender até 34 mil pessoas.
Estudos Elaborados
RAS (Relatório Ambiental Simplificado)
RDPA (Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais)
Programa de Monitoramento da Fauna (Etapa pré-obras)
Licenças Ambientais: Licença Prévia; Licença de Instalação; Autorização de Supressão Vegetal; Autorização Ambiental de Fauna (Monitoramento); Autorização Ambiental de Fauna (Afugentamento e Resgate); Outorga
Link para as autorizações:
https://drive.google.com/drive/folders/11P1RWjW8CzMWjAaFwAQ9JYTo4Y27cW17?usp=sharing
Nos estudos prévios que são realizados no licenciamento para a obra da PCH Três Capões Novo são definidos diversos Programas e Ações Socioambientais que são implantados visando a conservação dos ambientes e mitigação dos impactos ambientais. Estes programas são executados nas seguintes fases: pré-instalação, instalação e, posteriormente, na fase de operação do empreendimento.
A PCH Três Capões Novo, conforme já apresentado no RDPA, contam com nove programas ambientais e inseridos nestes, mais nove subprogramas e dois planos.
A etapa que a PCH se encontra hoje é a de instalação e, assim, iremos mostrar alguns desses programas em andamento ao longo desta etapa.
Plano de Supressão Vegetal e Limpeza do Reservatório
Para a construção da PCH Três Capões Novo, algumas atividades incluem a remoção da vegetação, por isso, devem ser realizadas ações de prevenção e mitigação, para garantir a manutenção e conservação das florestas no entorno das áreas afetadas.
Esse plano tem o objetivo preventivo de fiscalizar e de restringir a supressão da vegetação aos limites previstos e autorizados, além de estabelecer ações e estratégias operacionais, que visem a redução dos impactos ao meio ambiente e colaboradores, conforme apresentam os registros a seguir:
O corte de florestas encontradas na área afetada pelo empreendimento, está diretamente ligado aos impactos sobre a biodiversidade da flora, seja pela remoção de espécies ameaçadas que podem ocorrer nestes locais, quanto pela modificação dos ambientes, que podem vir a alterar a ecologia das plantas, de maior ou menor forma, de acordo com o estágio de regeneração dessa área.
O Programa de Resgate e Reintrodução de Flora visa promover o salvamento da variabilidade genética de espécies de interesse ecológico, endêmicas e ameaçadas de extinção, mas não apenas destas, de maneira a obter amostras destas espécies, e, auxiliar no aumento do conhecimento da vegetação da região. Este salvamento ocorre pela realização de três atividades principais:
Este programa conta com três subprogramas: Subprograma de Afugentamento e Resgate da Fauna Silvestre; Subprograma de Monitoramento da Fauna Terrestre; e Subprograma de Monitoramento e Resgate da Ictiofauna e Macroinvertebrados Aquáticos.
Atualmente já foram realizadas as etapas pré-obras relacionadas aos dois subprogramas de monitoramento (fauna terrestre e fauna aquática), estando programada para o próximo mês a campanha da fase de instalação (LI).
Enquanto isso, como já explicado, está ocorrendo a supressão vegetal e junto com a equipe de flora, trabalha a equipe de resgate de fauna, a qual é responsável por acompanhar antes (vistorias prévias) e durante as atividades qualquer animal que possa ser registrado na área que está sendo suprimida. Essa equipe é formada por um biólogo e uma médica veterinária e também é responsável por dar orientações, palestras e orientar os colaboradores da obra, no caso de encontro com animais na área da PCH Três Capões Novo.
Até o final do mês de dezembro foram realizados 238 registros para a fauna silvestre, os quais contam com: resgates (N=125; 52,5%); afugentamentos (N=41; 17,5%); encontros ocasionais (N=39; 16,4%); assim como isolamentos (caso de abelhas, vespas e algumas aves – N=17; 7,1%). A classe com mais animais é a dos mamíferos com 28,2% (N=67); seguida pelos anfíbios com 26,5% (N=63); depois a classe das aves 16,4% (N=39); répteis com 15,1% (N=36) e por fim, os invertebrados, representando 13,9% (N=33) dos registros.
Notícias
Contatos:
Felipe Mariotto Corrêa
Head da Unidade de Negócios de Energia
[email protected]
(42) 3621-4245 (42) 98426-9503
Pablo Costa
Especialista de Projetos
[email protected]
(42) 3621-4131 (42) 99931-9193
É com imenso pesar que a Santa Maria e seus colaboradores expressam seu sentimento de solidariedade à família do Ex-Deputado Federal e Ex-secretário do Governo do Paraná Cesar Augusto Carollo Silvestri. Pai de Cezar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e marido de Cristina Silvestri, deputada estadual, o político ficou conhecido por sua atuação em Guarapuava […]
O Programa Aprendiz Santa Maria abre suas inscrições para a seletiva para 2019. No Programa o jovem com idade entre 14 a 22 anos, tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho ganhando experiencia em uma das 500 maiores empresas do Sul do País. No ano de 2016 o Programa contou com mais de […]
A PCH Três Capões está sendo construída no município de Guarapuava, região centro sul do estado do Paraná. O empreendimento recebeu do Instituto Ambiental do Paraná a Licença de Instalação nº 39921, no dia 24 de abril de 2015. Tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2023 e vai gerar 10 megawatts (MW), energia […]
Toda linha de papel Santa Maria é de papel alcalino. Você sabe qual é a vantagem dessa característica? Para entender melhor esta característica precisamos entender primeiro a definição de colagem do papel. A colagem do papel consiste em reduzir ou retardar a penetração de água no papel sem impermeabilizá-lo. Os papéis utilizados para imprimir ou […]
É com imenso pesar que a Santa Maria e seus colaboradores expressam seu sentimento de solidariedade à família do Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli. Como representante do povo junto ao Governo do Estado do Paraná, Bernardo jamais mediu esforços para levar demandas locais e regionais às mais diversas instâncias, dispondo de sua energia e juventude […]
Deste 2017 a Santa Maria é certificada pela Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Na última quinta-feira, a Presidente do Conselho Administrativo Wanderléia Caron e o Gerente de DHO Flavio Augusto Bizerra estiveram presentes no evento com os Presidentes das empresas certificadas pela GPTW. Segundo Flavio, esse evento é […]
Produto adicionado com sucesso
Produto removido com sucesso