Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

O papel da cultura nacional

O que é Papel Imune

Um nome sugestivo para quem não é da área papeleira. Em uma primeira análise pode-se suspeitar de um papel usado para fins médicos. Longe disso. O Papel Imune é, na verdade, responsável por propagar a cultura, levando informação e divertimento a todos. Papel Imune é a denominação mercadológica do papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos. Segundo a Constituição Brasileira, em virtude dessa destinação, o papel destinado à impressão desses produtos não pode ser tributado.

A imunidade tributária do papel depende da finalidade de uso do papel. Compreenda a diferença de uso do papel:

  • Se a sua destinação for a impressão de livros, jornais e periódicos, ele será considerado papel imune de tributos.
  • Se a sua destinação for a venda em resmas, para a escrita, ou a impressão de impressos publicitários ou outros quaisquer, o papel é sujeito à tributação, sendo mercadologicamente chamado de “papel comercial”.

Ou seja, o papel é o mesmo. A destinação é que altera o regime tributário, com incidência ou não de impostos e contribuições sociais sobre o produto final. Este incentivo representa, em média, uma diferença de 35% em relação às taxas pagas pelo papel comercial.

É exatamente essa diferença na tributação que vem estimulando alguns agentes de mercado a promover ações ilegais de desvio de finalidade de papel imune. Mediante o crime de falsidade ideológica, esses agentes declaram a finalidade imune para papéis que, na verdade, são aplicados para fins comerciais, evadindo-se ilegalmente da tributação.

A utilização de papel imune para outras finalidade é crime contra a ordem tributária, fere o espírito constitucional de proteção da cultura e, além disso, leva a distorções concorrenciais extremamente danosas às cadeias de valor e aos consumidores. Essa prática tem causado sérios prejuízos ao mercado e à concorrência justa e principalmente, ao governo brasileiro que deixa de arrecadar milhões de reais em impostos sonegados ano a ano.

Campanha de Conscientização

No âmbito de sua campanha de conscientização do uso de papel imune, entidades do setor papeleiro lançaram o Termo Individual de Compromisso Voluntário de Transparência e Regularidade das Operações com Papel Imune.

Por esse documento, as empresas signatárias voluntariamente se comprometem a dar transparência à regularidade de suas operações com papel imune.

O referido Termo de Compromisso Voluntário não inova em obrigações. As empresas signatárias declaram que cumprem a Constituição Federal e a legislação aplicável, utilizando papel imune (não tributado) exclusivamente para a impressão de livros, jornais e periódicos, sem incorrer ou permitir em desvio de finalidade.

As empresas signatárias assumem, também, livre e espontaneamente, os compromissos voluntários relacionados no documento, no intuito de colaborar com o Estado brasileiro na questão do combate ao desvio de finalidade do papel imune.

A Santa Maria faz sua parte participando ativamente da campanha.

Conforme informações da Bracelpa.

Você também pode gostar

Terceira fase – Lista de aprovados Jovem Aprendiz 2019

Parabéns aos aprovados na terceira fase do Programa Aprendiz Santa Maria. Clique aqui e acesse a lista de aprovados.

GPTW – Santa Maria Best Workplaces

Deste 2017 a Santa Maria é certificada pela Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Na última quinta-feira, a Presidente do Conselho Administrativo Wanderléia Caron e o Gerente de DHO Flavio Augusto Bizerra estiveram presentes no evento com os Presidentes das empresas certificadas pela GPTW. Segundo Flavio, esse evento é […]

Programa Aprendiz Santa Maria

O Programa Aprendiz Santa Maria abre suas inscrições para a seletiva para 2019. No Programa o jovem com idade entre 14 a 22 anos, tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho ganhando experiencia em uma das 500 maiores empresas do Sul do País. No ano de 2016 o Programa contou com mais de […]

10 razões para imprimir sem culpa

Conheça alguns fatos que comprovam que associar o uso de papel à destruição de florestas não passa de lenda urbana. 1. 100% da celulose e do papel produzidos no Brasil vêm de florestas plantadas, que são recursos renováveis. Ou seja, as empresas plantam eucalipto e pinus para fabricação de seus produtos. 2. As florestas plantadas […]

O papel da cultura nacional

O que é Papel Imune Um nome sugestivo para quem não é da área papeleira. Em uma primeira análise pode-se suspeitar de um papel usado para fins médicos. Longe disso. O Papel Imune é, na verdade, responsável por propagar a cultura, levando informação e divertimento a todos. Papel Imune é a denominação mercadológica do papel […]

Papel x Umidade

O papel é composto, quase na sua totalidade, por celulose, componente vegetal extraído da madeira, que possui características higroscópicas. A higroscopia é definida como a propriedade que certos materiais possuem em absorver a água proveniente da umidade ambiente. Todo o papel é fabricado com um conteúdo de umidade o qual pode estar mais seco (SAMALASER) […]

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso