Selecione o seu idioma de preferência para navegar em nosso site: 
0

Minha Sacola

Sua sacola esta vazia!

O papel da cultura nacional

O que é Papel Imune

Um nome sugestivo para quem não é da área papeleira. Em uma primeira análise pode-se suspeitar de um papel usado para fins médicos. Longe disso. O Papel Imune é, na verdade, responsável por propagar a cultura, levando informação e divertimento a todos. Papel Imune é a denominação mercadológica do papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos. Segundo a Constituição Brasileira, em virtude dessa destinação, o papel destinado à impressão desses produtos não pode ser tributado.

A imunidade tributária do papel depende da finalidade de uso do papel. Compreenda a diferença de uso do papel:

  • Se a sua destinação for a impressão de livros, jornais e periódicos, ele será considerado papel imune de tributos.
  • Se a sua destinação for a venda em resmas, para a escrita, ou a impressão de impressos publicitários ou outros quaisquer, o papel é sujeito à tributação, sendo mercadologicamente chamado de “papel comercial”.

Ou seja, o papel é o mesmo. A destinação é que altera o regime tributário, com incidência ou não de impostos e contribuições sociais sobre o produto final. Este incentivo representa, em média, uma diferença de 35% em relação às taxas pagas pelo papel comercial.

É exatamente essa diferença na tributação que vem estimulando alguns agentes de mercado a promover ações ilegais de desvio de finalidade de papel imune. Mediante o crime de falsidade ideológica, esses agentes declaram a finalidade imune para papéis que, na verdade, são aplicados para fins comerciais, evadindo-se ilegalmente da tributação.

A utilização de papel imune para outras finalidade é crime contra a ordem tributária, fere o espírito constitucional de proteção da cultura e, além disso, leva a distorções concorrenciais extremamente danosas às cadeias de valor e aos consumidores. Essa prática tem causado sérios prejuízos ao mercado e à concorrência justa e principalmente, ao governo brasileiro que deixa de arrecadar milhões de reais em impostos sonegados ano a ano.

Campanha de Conscientização

No âmbito de sua campanha de conscientização do uso de papel imune, entidades do setor papeleiro lançaram o Termo Individual de Compromisso Voluntário de Transparência e Regularidade das Operações com Papel Imune.

Por esse documento, as empresas signatárias voluntariamente se comprometem a dar transparência à regularidade de suas operações com papel imune.

O referido Termo de Compromisso Voluntário não inova em obrigações. As empresas signatárias declaram que cumprem a Constituição Federal e a legislação aplicável, utilizando papel imune (não tributado) exclusivamente para a impressão de livros, jornais e periódicos, sem incorrer ou permitir em desvio de finalidade.

As empresas signatárias assumem, também, livre e espontaneamente, os compromissos voluntários relacionados no documento, no intuito de colaborar com o Estado brasileiro na questão do combate ao desvio de finalidade do papel imune.

A Santa Maria faz sua parte participando ativamente da campanha.

Conforme informações da Bracelpa.

Você também pode gostar

Gramatura ou espessura?

As vezes ao manusear uma folha de papel, muitos profissionais acreditam que aquela folha não corresponde a gramatura indicada na embalagem. Isto acontece porque ao manusear a folha repetidas vezes, pode ocorrer uma pequena confusão com outra característica do papel, que é a espessura. A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada […]

Projeto Força Verde Mirim

A Polícia Ambiental do Paraná e a Prefeitura Municipal de Goioxim realizou no ano de 2018 o Projeto Força Verde Mirim, o qual teve total apoio da Santa Maria. No interior do município do Goioxim na comunidade Pinhalzinho, 25 crianças com idades entre 10 e 12 anos participaram do projeto, foram realizadas diversas aulas experimentais […]

Papel x Umidade

O papel é composto, quase na sua totalidade, por celulose, componente vegetal extraído da madeira, que possui características higroscópicas. A higroscopia é definida como a propriedade que certos materiais possuem em absorver a água proveniente da umidade ambiente. Todo o papel é fabricado com um conteúdo de umidade o qual pode estar mais seco (SAMALASER) […]

Lista de aprovados – Programa aprendiz Santa Maria

Parabéns aos aprovados na primeira fase do Programa Aprendiz Santa Maria. Clique aqui e acesse a lista de aprovados.

10 razões para imprimir sem culpa

Conheça alguns fatos que comprovam que associar o uso de papel à destruição de florestas não passa de lenda urbana. 1. 100% da celulose e do papel produzidos no Brasil vêm de florestas plantadas, que são recursos renováveis. Ou seja, as empresas plantam eucalipto e pinus para fabricação de seus produtos. 2. As florestas plantadas […]

Papel Alcalino, branco por muito mais tempo…

Toda linha de papel Santa Maria é de papel alcalino. Você sabe qual é a vantagem dessa característica? Para entender melhor esta característica precisamos entender primeiro a definição de colagem do papel. A colagem do papel consiste em reduzir ou retardar a penetração de água no papel sem impermeabilizá-lo. Os papéis utilizados para imprimir ou […]

Produto adicionado com sucesso

Produto removido com sucesso