Notícias 29/07/2009 - Quarta-feira

Usina Curucaca: repovoamento de peixes ajuda fauna

Que a Santa Maria respeita e ama a natureza, todo mundo sabe. Muitas ações de responsabilidade socioambiental estão em pleno desenvolvimento.

A novidade é que na manhã do dia 24 de abril, a Usina Curucaca recebeu novos habitantes. 20 mil peixes nativos da região, espécie Jundiá, foram soltos acima do reservatório da usina, a fim de contribuir com o repovoamento do rio.

No evento, estiveram presentes o engenheiro de pesca do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Taciano César Frire Maranhão e os piscicultores Sérgio Fujigawa e Marcelo Vagner, de Toledo [município do Oeste do Paraná, de onde vieram os peixes]. A Santa Maria esteve representada pela engenheira florestal Simone Galucha e pelo engenheiro eletricista responsável pela Curucaca, Luciano Oliveira.

A soltura faz parte condicionante da Licença Ambiental de Operação emitida pelo IAP, que também indicou à empresa a espécie, melhor período para execução e quantidade de peixes. Segundo estimativas do IAP, dos 20 mil peixes soltos, 3000 irão sobreviver. Com a soltura, espera-se uma recuperação e contribuição à fauna local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


7 − = nulo