Notícias 03/08/2009 - Segunda-feira

Treinamento para atualização tributária

No dia 22 de maio, todos os colaboradores envolvidos com a área de Controladoria, bem como aqueles que geram informações para este setor, entre eles: Agricultura, Comercial, Compras, Faturamento, Florestal, Logística e T.I., participaram de um treinamento sobre ICMS.

Devido às mudanças ocorridas na contabilidade, como a entrada do SPED Fiscal e Contábil (Sistema Público de Escrituração Digital), um sistema integrado da Receita Federal que permite que todos os lançamentos contábeis sejam on line, reduzindo as possibilidades de sonegações e fraudes, foi realizado o treinamento, para atualização dos tributos praticados a partir dessas mudanças focando na análise antes do envio dos dados.

Pela medida, todas as empresas que faturam anualmente acima de R$ 3 milhões e recolhem impostos pelo lucro real terão de digitalizar os livros fiscais e enviar seus registros ao Fisco (Receita Federal) por meio de arquivos eletrônicos.

Antes da utilização do sistema, os lançamentos eram feitos aqui na empresa a cada final de mês, gerado o balancete e repassado essas informações para a Receita Federal. Esse sistema já está sendo utilizado atualmente, existe um módulo no IFS onde são realizados os lançamentos e que transforma os arquivos, deixando no formato exigido pela Receita.

No treinamento também foi comentada a questão da nota fiscal eletrônica, que deverá entrar em vigor em setembro de 2009. Essa nota será utilizada apenas para faturamento de mercadorias e possibilitará ao cliente, receber a nota antes da mercadoria. O processo para emissão da nota fiscal eletrônica consiste em fazer a nota e pedir autorização para o fisco antes de realizar o faturamento. A partir de 1º de setembro a nota fiscal eletrônica já estará em funcionamento, sendo que para as indústrias de papel e celulose passa a ser obrigatória a emissão da NF por meio eletrônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 7 = dezesseis