Notícias 06/01/2010 - Quarta-feira

TPM Gestão da Rotina

Em setembro, 58 colaboradores dos dez processos da Conversão Papel participaram do treinamento TPM. Foi abordado a origem e o histórico do Programa, os Pilares e a Gestão da Rotina.

Além de reforçar o funcionamento do TPM na área de Conversão, esse treinamento também está ligado aos trabalhos de Certificação da Norma NBR ISO 9001/2008.

Um dos projetos estratégicos da Divisão Papel é a implementação do TPM Preventivo. Para isso estão sendo criados times de operação e manutenção, estes vêm desenvolvendo seus trabalhos nas etapas de aplicação de amido dos Processos de Fabricação de Papel MPI e MPII. No final de setembro o time de operação do Processo de Geração de Vapor Caldeira II iniciou as atividades no seu processo.

O objetivo da implementação preventiva do TPM é combater as perdas antes que elas ocorram, garantindo processos produtivos confiáveis e estáveis.

TPM e seus termos: Mapa da Etapa de Processo

Mapa da Etapa de Processo é a segunda parte do mapeamento dos processos produtivos. Um processo é formado por etapas que realizam transformações distintas no produto.

No Mapa, além da entrada, nome da etapa e saída que vem o Macro Fluxo, são definidos os Parâmetros de Produto e as Falhas de Processo.

Parâmetros de Produtos: são os requisitos do produto processado pela etapa, ou seja, como esse produto deve ser entregue na próxima etapa do processo.

Falhas de Processos: é a não obtenção dos parâmetros, uma falha no processo não permite o alcance do parâmetro.

Nesse mapeamento todos os processos definem as variáveis que devem ser controladas nas etapas. Com isso, as rotinas são implementadas para garantir o resultado esperado.

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