Notícias 22/04/2010 - Quinta-feira

TPM – Desenvolvendo a Árvore de Componentes

Toda indústria possui uma área de manutenção seja própria ou terceirizada. Geralmente são divididas nos dois grandes grupos da manutenção, Mecânica e Elétrica.

A responsabilidade de quem atua nessa área é manter a condição básica dos equipamentos, para que a produção seja realizada e as metas estratégicas do negócio sejam atingidas.

Porém, gerenciar a manutenção na indústria é algo complexo. Mão-de-obra, equipamentos e tempo são algumas variáveis a serem consideradas. Para melhorar o controle, as empresas desenvolvem a chamada “Árvore de Componentes”.

O que é uma Árvore de Componentes?

Uma estrutura criada no sistema informatizado que funciona como um cadastro. Todos os equipamentos e componentes são cadastrados neste sistema.

Após este cadastro, é possível desenvolver as atividades do Pilar de Manutenção Planejada do TPM, melhorando o planejamento e programação da manutenção, eficácia da manutenção e gerenciar indicadores de desempenho.

Em dezembro, o Comitê de Elaboração da Árvore de Componentes, formado por quatro colaboradores, concluiu seu projeto na Divisão Papel. São mais de 1.805 equipamentos e 1.387 componentes cadastrados no IFS. Mais uma etapa do TPM vencida.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


sete − = 6