Notícias 31/10/2013 - Quinta-feira

Sentido de Fibra no Papel

Durante o processo de fabricação de papel as fibras tendem a se arranjar na direção de movimentação da tela formadora da máquina desta forma podemos dizer que o papel quanto ao sentido de fibra se distinguem em duas direções: – Longitudinal e Transversal.

A fibra de celulose possui características higroscópicas, ou seja, possui característica de absorver ou perder umidade de acordo com a condição do ambiente. Esta característica relaciona-se com a estabilidade dimensional do papel que ao passar pelo processo de impressão offset quando em contato com solução de molhagem na impressão pode sofrer com a abertura do papel causando dificuldades para a realização de controle do registro de impressão (encaixe das cores em impressão tipo de arte reticulada e cromia).

A fibra do papel no sentido transversal sofre maior característica de inchamento do que no sentido longitudinal. Desta forma recomenda-se que o papel em folhas que for utilizado na impressão offset plana deva ser alimentado com o direcionamento de fibras no sentido paralelo ao de alimentação da impressora. Desta forma, a ação do processo de impressão quanto ao umidecimento será no sentido longitudinal do papel não causando dificuldades no controle de registro do impresso.

Para identificar em uma resma ou skid em qual sentido a fibra do papel esta alinhada basta observar na etiqueta o formato. A fibra estará sempre direcionada na direção do segundo número identificado no formato. Ex: 66×96 cm a fibra estará na direção que terá 96 cm dentro do formato da folha. Caso o papel não seja alimentado na impressora em seu formato original pode ser comprado o papel com sentido de fibra inicial invertido para que quando seja feito o aproveitamento com a realização de corte na guilhotina o mesmo ao final possa ficar com o sentido correto de alimentação na impressora.

Existem outros métodos de se identificar também o sentido de fibra em uma folha de papel. Um método simples é realizar um rasgo no papel tanto no comprimento quanto na largura do papel. Após realizar este rasgo observa-se em qual deles haverá maior simetria. O lado mais simétrico é caracterizado pelo sentido de fibra do papel (longitudinal) o outro sentido será o contrário a fibra (Transversal).

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


seis + = 15