Notícias 13/11/2009 - Sexta-feira

Santa Maria serve como modelo para outras empresas

Em maio de 2009, foram instalados dois conjuntos de filtragem de harmônicas no acionamento da MPII. Isso proporcionou uma considerável economia de energia elétrica. O rendimento da energia nesse ponto que era de 50% passou a ser 98%, ou seja, um ganho de 48%. Outro fator importante foi a eliminação das harmônicas de tensão que causavam distorções nas formas de onda do acionamento que geravam paradas não programadas da máquina de papel por queima de equipamentos eletrônicos, tais como: drives e placas eletrônicas.

Essa ação é resultado de estudos e medições desenvolvidos pela Arteche – uma empresa espanhola especializada em soluções no setor elétrico, em geração, transmissão, distribuição e indústria – em conjunto com a área de Engenharia e Projetos da Santa Maria. Após a comprovação e divulgação dos resultados obtidos, outras empresas tais como a Petrobrás e a Klabin, manifestaram interesse no assunto por tratar-se de um projeto pioneiro na área de qualidade e conservação de energia elétrica.

Os objetivos desse projeto são:

1. Evitar o pagamento de multas devido ao baixo fator de potência;
2. Corrigir o FP dos transformadores TF-6 e TF-7;
3. Reduzir as distorções harmônicas para níveis abaixo das normas;
4. Reduzir problemas de queima de placas de sistemas de controle e velocidade de motores;
5. Melhorar a regulação de tensão dos sistemas elétricos;
6. Reduzir a troca de capacitores de potência de baixa tensão.

Ações como essas e outras estão sendo tomadas e mostram o alinhamento da Santa Maria em busca de eficiência energética em suas instalações, fato este que impacta diretamente nos custos finais e na responsabilidade socioambiental da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


dois + 6 =