Notícias 27/11/2008 - Quinta-feira

Santa Maria inicia projeto de Reinserção Social

Em novembro iniciou-se mais um projeto de responsabilidade social chamado Reinserção Social. Esse projeto tem como objetivo contribuir com a reintegração, na sociedade, dos internos do Centro de Regime Semi-Aberto da Penitenciária estadual de Guarapuava (CRAG), oferecendo oportunidade de trabalho para voltarem à vida social por meio de parceria e reabilitação de pessoas pela disciplina, educação e trabalho.

Atualmente, 12 colaboradores internos participam do projeto atuando na Serraria e Beneficiamento. Como incentivo, além do salário, os internos que participam da reabilitação estudando e trabalhando têm a pena reduzida, a cada três dias trabalhados há redução de um dia na pena.

O projeto visa aproximar os internos da atividade laborativa, contribuindo para o desenvolvimento de sua auto-realização e favorecendo a aprendizagem em diversos âmbitos, desde a aproximação ao ritmo de trabalho e metas de produtividade, até a facilitação na retomada de relacionamentos e convivência social. Procura-se também estimular o desenvolvimento profissional por meio de treinamentos e estímulo ao estudo e à realização de cursos profissionalizantes.

A lei de Execução Penal, em conformidade com o Estado de Direito Democrático, prevê que a pena deva reabilitar o cidadão em vez de ser apenas restritiva de liberdade, visando recobrar a estima, a consideração pública ou particular e voltar gradativamente às atividades normais.

Esses são alguns direcionamentos para iniciar o projeto de Reinserção Social na Santa Maria, colaborando e facilitando o retorno dos internos à vida social, pela convivência com os colaboradores e os valores da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove − = 7