Notícias 30/08/2013 - Sexta-feira

SaMa Laser – Desempenho que impressiona

Papel offset alcalino laser com elevada resistência superficial versátil e reduzido teor de umidade, ideal para utilização em máquinas impressoras laser. As principais aplicações para este processo são: extrato de cobranças, boletos bancários, impressos comerciais personalizados, formulários e dados variáveis.

O fato de este papel possuir características de umidade mais baixas (2,8 a 4,5%) o faz ideal para utilização em processos de impressão a laser. Neste processo ocorre a passagem do papel por cilindro de alta temperatura (≅ 200°C), fazendo com que papéis com maior umidade possam apresentar encanoamento, atolamentos e/ou rugas durante a impressão.

Outra característica importante é o fato de o papel ser mais seco e, por isso, carregar-se eletrostaticamente com maior facilidade. Como o processo de impressão a laser depende da formação de cargas eletrostáticas para a adesão do tonner sobre o papel, esta característica faz com que o papel offset laser apresente melhor qualidade de impressão.

Apesar desta característica do papel offset laser ser vantajosa para o processo de impressão, a mesma merece um cuidado especial quanto à exposição à umidade relativa do ambiente. Todo papel tem a característica de ser higroscópico, ou seja, possui afinidade com a água e, o papel offset laser, por ser mais seco, tem ainda uma maior tendência de absorver umidade se deixado exposto às condições do ambiente.

Desse modo, em todas as formas de utilização do papel offset laser, é sempre importante manter o papel protegido dentro da embalagem para que não ocorra absorção de umidade. No caso do papel A4, é importante que seja retirado da embalagem somente a quantidade ideal para ser utilizada nas impressoras. Caso não seja utilizado todo o pacote de imediato, mantenha a embalagem fechada e devidamente protegida.

Recomenda-se, para melhores resultados, a utilização de câmaras desumidificadoras, que ambientam o papel de forma uniforme mantendo-o seco, ideal para a utilização na impressão a laser. Estufas em que o processo é realizado através de lâmpadas, não são ideais, pois a secagem ocorre de forma excessiva e desuniforme, o que é prejudicial para o processo de impressão a laser.

O Papel SaMa Laser da Santa Maria é ideal para este processo, pois além das características essenciais, ainda passa por um rígido teste de qualidade, garantido a performance em máquina e a qualidade de impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− 2 = sete