Notícias 08/01/2013 - Terça-feira

Responsabilidade Socioambiental e Geração de Vapor

A Santa Maria possui uma caldeira que produz vapor a partir de reflorestamento de pinus, transformado em cavaco de madeira. Esta energia limpa tem baixo impacto no meio ambiente, pois é produzida a partir de água, ar e cavaco. A água se transforma em vapor no interior da caldeira, a partir do calor gerado pela combustão da mistura cavaco / ar dentro fornalha. Os gases lançados na atmosfera estão em conformidade com a legislação ambiental, sendo que o CO2 emitido já foi capturado da atmosfera pela árvore durante seu crescimento.

O vapor produzido é utilizado para secagem do papel, aquecimento da água da máquina e do ar insuflado e cozimento do amido. A caldeira tem capacidade de produzir 60 t/h de vapor superaquecido (42 kgf/cm²; 400°C), sendo que atualmente são produzidas 22.000 toneladas mensais. Para produção deste vapor são consumidas mensalmente 11.500 toneladas de cavaco de madeira de reflorestamento próprio e de terceiros. Cada tonelada de cavaco é capaz de produzir cerca de 2 toneladas de vapor. O papel, por sua vez, consome em média 2 toneladas de vapor para cada tonelada de papel produzida.

Cerca de 10% do vapor é consumido na própria caldeira para remoção do oxigênio, sendo que o restante é consumido nas máquinas de papel. O vapor que vai para as máquinas passa antes pela Usina Termelétrica (UTE), podendo gerar até 6,4 MW por hora.

Além de equipamentos essenciais para o funcionamento da caldeira, tais como ventiladores, correias transportadoras, coletores, etc., a Caldeira possui sistema alternativo de combustível para emergências (óleo BPF), controle de poluição (multiciclones), recuperador de energia de água de descarte (vapor e energia) e economizador (aquecimento de água da caldeira com os gases da queima). Apesar de estar há mais de 30 anos em operação, a caldeira está com excelente desempenho operacional.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


nove + = 13