Notícias 22/08/2012 - Quarta-feira

Programa Sugestão de Melhorias – Registro de Falhas

Qual o valor de uma ideia para você? E o valor de uma ideia que pode ser implementada e gerar resultados, mensuráveis ou não-mensuráveis, melhorando o seu ambiente de trabalho? A Sugestão de Melhoria “Adequação do Paradas para Gerenciamento de Falhas” inicialmente foi dada pelo colaborador Eduardo Mamcasz (PCM). Em novembro de 2011, foi aprovada pelas gerências de Controladoria e Papel, entrando em processo de desenvolvimento, que seguiu até o mês de junho deste ano. Durante essa fase de desenvolvimento, os colaboradores Lucas Fernando Zevirikoski (SIG), Jacques Gimenes (Caldeira), Julio César Ferrari (Processos) e Fernando Corrêa dos Santos (MP II) contribuíram para a implementação dessa melhoria, e o colaborador Manoel Raifur (T.I.) teve envolvimento direto na execução deste projeto.

A melhoria foi implementada no software Paradas, um programa utilizado para lançar as paradas de máquinas. A intenção foi tornar eletrônico o processo do Registro de Falhas, desenvolvendo um sistema integrado com o IFS.

Com a aplicação dessa melhoria, algumas “abas” foram adicionadas no Programa Paradas, a fim de complementar o processo de registro com justificativas e análises das paradas de máquinas. O objetivo é evitar o extravio dos formulários, possibilitar o acesso de mais pessoas, além dos supervisores das máquinas, evitar a exclusão dos registros, permitir correções e integrar ao Registro de Falhas as Planilhas de Gerenciamento de Falhas e Ações Corretivas no sistema, para análise única. O próprio sistema gera os relatórios de falha, de Gerenciamento de Falhas e de Ações Corretivas. A etapa que finaliza o processo é a avaliação da eficácia. Com essa ideia o sistema permite o acompanhamento de todo o processo e das Auditorias SIG, detalha cada etapa e agrupa, num só programa, todas as etapas do processo de Registro de Falhas. Ou seja, tornou o trabalho prático e otimizou o processo.

“Uma simples ideia pode surgir no momento mais inesperado. No caso desta Sugestão de Melhoria foi no retorno de uma viagem com o Coordenador de Manutenção Mecânica da época. Toda ideia de melhoria, com ganhos mensuráveis ou não, aplicadas em áreas produtivas ou administrativas deve ser formalizada, pois sempre haverá recuperação de perdas, redução de retrabalhos, integridade de dados, ganhos de produtividade, algo a agregar no valor de produtos ou serviços. Agradeço a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o sucesso da implementação desta Sugestão de Melhoria, em especial ao Manoel (T.I.), que durante o desenvolvimento apresentou soluções que facilitaram o uso e gerenciamento do Paradas 2.0”.
Eduardo Mamcasz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove + 1 =