Notícias 06/01/2012 - Sexta-feira

Programa de Desenvolvimento Florestal

Em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Florestal, o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fertilizantes Heringer e Pitol Agroindústria, realizou no dia 29 de agosto a palestra Integração Lavoura-Floresta-Pecuária, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistemas Agrossilvipastoris, no auditório do Campus Cedeteg da Unicentro.

A palestra teve como objetivo mostrar aos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que é possível integrar diferentes atividades em uma mesma área e também mostrar um pouco do cenário do mercado de madeira atual e para o futuro.

Além das palestras, o Programa oferece cursos aos proprietários rurais interessados em trabalhar com florestas.

No dia 30 de agosto foi realizado o curso de planejamento e implantação florestal na Extensão de Base do Sindicato Rural em Candói, ministrado pelo engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho.

O conteúdo do curso abordou desde a escolha da espécie correta para cada finalidade florestal até o preparo correto do solo para plantar as mudas. “Essa fase é decisiva para o sucesso da floresta. A muda sadia, o preparo correto do solo, o espaçamento entre as árvores influenciarão diretamente no resultado final do projeto”, explica Francio Filho.

E no dia 29 de setembro, foi a vez dos proprietários rurais de Cantagalo participarem do curso que discutiu sobre Planejamento e Implantação Florestal. A fase de planejamento é fundamental para o desenvolvimento da floresta. Segundo Francio Filho é no planejamento que se define a finalidade da floresta. “Depois disso é escolhida a muda adequada, adaptável ao clima, os espaçamentos entre árvores e possíveis consórcios com outras culturas”.

O curso tem a mesma metodologia de todos os outros, conteúdo teórico no período da manhã, e à tarde a prática dos conceitos em uma propriedade rural da região, com demonstração da maneira correta de se implantar uma floresta.

No dia 24 de novembro, foi realizado o encerramento do Programa com um ciclo de palestras sobre a utilização da madeira, com temas que vão de alternativas para Reserva Legal à situação nacional e internacional do mercado de madeira. As palestras foram ministradas por Pedro Francio Filho, pelo Engenheiro de Madeiras da TW Brasil, Eugênio Alfredo Geisse Rilling e pela Engenheira Agrônoma especialista em Meio Ambiente, Mary Cobra Silvia Ferro.

Adaptado de: Sindicato Rural de Guarapuava

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 2 = seis