Notícias 06/08/2013 - Terça-feira

Planejamento Estratégico – Ferramenta de Gestão Decisiva para o Sucesso da Empresa

O Planejamento Estratégico é de extrema importância para o sucesso de qualquer organização. Essa ferramenta de gestão está presente na Santa Maria e Reflorestadora proporcionando facilidade em definir os objetivos e quais estratégias deverão ser adotadas para alcançá-los, a fim de atingir os resultados esperados e, até mesmo, contornar possíveis situações que comprometem o sucesso dos negócios.
O planejamento pode tornar-se a ferramenta mais competitiva da empresa, atuando como um instrumento de comunicação, acompanhamento e principalmente de aperfeiçoamento do aprendizado da organização. O que é possível notar através dos depoimentos dos colaboradores abaixo:

“O Planejamento Estratégico é a arte de dirigir coisas complexas, indo do planejamento para as ações que trazem resultados. É uma mudança de cultura organizacional de grandes dimensões, a qual somente grandes empresas possuem esta fantástica ferramenta, que tem como objetivo planejar ações de curto, médio e longo prazo para garantir a sustentabilidade do negócio.
A Santa Maria iniciou o Planejamento Estratégico em 2008, formulando nossa visão, missão, valores, estratégias e desdobrando as estratégias aos diversos níveis de nossa empresa. Este início foi fundamental, pois fez com que todos os colaboradores percebessem a importância de cada área na existência da empresa, criando um raciocínio cada vez mais lógico em relação a seguir metas, promovendo o crescimento de cada profissional juntamente com o crescimento da empresa. Hoje, o Planejamento Estratégico está na essência dos que fazem parte da família Santa Maria, levando isto até os clientes de nossa empresa através de nossos produtos, consolidando a Santa Maria como uma empresa responsável, ética e preocupada em mostrar a paixão que cada colaborador possui pela unidade de negócio de nossa empresa”.
Julio César Ferrari
Processos

“Considero o Planejamento Estratégico vigente na empresa, como uma poderosa ferramenta que nos permite a visão do futuro aos “olhos” da empresa, pois nele estão
os valores estabelecidos, que contribuem para a organização continuar crescendo e mantendo-se competitiva. Sabendo onde a empresa quer chegar, cabe a cada
um desdobrar as iniciativas que competem as nossas áreas, analisando quais ações e recursos serão necessários, sendo que a definição de como fazer e o que fazer, ficou muito mais fácil desde a implantação das várias ferramentas na organização, como: CAP Do, 5W2H, BO´s, Orçamento, Análise SWOT, etc. Estas ferramentas têm sido essenciais, tanto para definir as ações, como para acompanhar e corrigir os desvios que vierem a ocorrer.
É interessante como os colaboradores das diversas áreas têm procurado interagir uns com os outros, pois algumas ações são influenciadas ou impactam no resultado da outra área. Isso tem criado uma sinergia muito grande, todos trabalhando em conjunto, preocupados com o orçamento da sua área, com melhorias que podem contribuir para o atingimento do EBITDA.
O Planejamento Estratégico a cada ano vem se consolidando mais, nossa contribuição e ações têm sido mais assertivas, sendo o sucesso consequência de todo investimento e confiança da organização em seus colaboradores”.
Silvio César Xavier de Sene
Almoxarifado Manutenção

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 5 = onze