Notícias 06/02/2007 - Terça-feira

Pesquisa Florestal preserva meio ambiente

Em 2001, foi criado o setor de Pesquisa Florestal com o objetivo de iniciar um programa de Melhoramento Genético, direcionado principalmente ao aprimoramento do plantio, ao aumento da produtividade e à auto-suficiência em sementes.

Desde 1990, são utilizadas sementes de Pomar Clonal de excelente procedência. No entanto, as árvores matrizes fornecedoras destas sementes foram selecionadas para condições ambientais diferentes das encontradas em nossa região. Utilizando plantios como população-base para a seleção dessas sementes, foram selecionadas uma Área de Produção de Sementes (APS) e árvores matrizes, que foram clonadas por meio de en-xertia, originando um Pomar Clonal de Sementes (PCS), adequadas às nossas condições ambientais.

Como resultado inicial, obtemos sementes com alto porcentual de germinação, originando mudas de excelente qualidade e ótimo desenvolvimento em campo. A partir de 2005, alcançamos a auto-suficiência em sementes, gerando uma grande economia para o setor e a disponibilização do excedente para a comercialização.

Atualmente, o setor de Pesquisa Florestal está ampliando a área de atuação com inovações, como: monitoramento e controle de pragas, implantação de um Pomar de Sementes com espécies nativas para restauração ambiental, levantamento de solo e suporte em atividades silviculturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 3 = dez