Papel - Suporte Técnico - Manuseio do Papel

O papel possui características que merecem atenção e cuidado. É um material fabricado a partir de celulose, que tem propriedades higroscópicas, ou seja, sofre influências diretas do ambiente no qual está exposto.

Durante o processo de impressão, ou qualquer aplicação em que o papel é utilizado como substrato, o mesmo passa por etapas que exigem muito do papel.

A Santa Maria recomenda que:

No Recebimento

• Verifique se todos os dados contidos na nota fiscal estão de acordo com os materiais recebidos;
• Ao receber o material, verifique se não há avarias (batidas, embalagem rasgada e/ou molhada).

Qualquer observação deverá ser registrada no canhoto de recebimento que é entregue pelo motorista. Esta anotação é garantia de melhor rastreabilidade, maior rapidez e eficiência no atendimento técnico em caso de não conformidade referente ao transporte.

Descarregamento

A Santa Maria se preocupa com a integridade de seus produtos evitando danos que possam prejudicá-lo, desta forma o material é embalado com capas de papel Kraft que possuem proteção de polietileno.

Todo material é transportado em caminhões com proteção contra danos referente ao transporte. Os motoristas recebem treinamento sobre os cuidados com o manuseio do papel durante o trajeto de entrega.

Durante o descarregamento é necessário verificar o equipamento adequado para o tipo de material a ser descarregado. No caso de bobinas, é recomendado o uso de empilhadeira de Clamps. Deve-se utilizar a pressão adequada para o formato e peso da bobina a ser transportada. Em caso de pallets ou skids deve-se utilizar uma empilhadeira tipo garfo.

Não é recomendável que as bobinas sejam descarregadas sobre pneu, pois pequenas batidas podem afetar a estrutura da bobina, causando desbalanceamento e irregularidades no processo de utilização das bobinas.

Estocagem

• As bobinas devem ser estocadas no sentido vertical (“chaminé”) e a altura máxima recomendada é de até 5 m de altura;
• Mantenha, pelo menos, 5 cm de distância entre as bobinas. Dessa forma, evita-se possíveis danos causados pelo contato entre as bobinas;
• Não estoque as bobinas diretamente no chão ou encostadas na parede;
• Verifique a condição do piso no qual as bobinas serão manuseadas. O mesmo deve ser isento de irregularidades como buracos ou sujeiras. Tais irregularidades podem causar danos no papel, mesmo que embalado;
• Para armazenamento de pallet, recomenda-se que o empilhamento máximo seja de, pelo menos, 3 pallets (altura pallet 1,6 m). Caso o pallet tenha altura maior que 1,6 m deve-se estocar somente 2 pallets na altura.

Ambientação

É recomendável que seja controlada a umidade relativa e a temperatura adequada do ambiente:

• Umidade relativa: 45% a 65 %
• Temperatura adequada: 23° a 25 ° C

* Para o papel SaMa Laser a recomendação é de que o mesmo seja mantido em câmaras desumidificadoras ou estufas. Nunca utilizar lâmpadas para ambientação do papel, pois as mesmas aquecem somente a região de maior contato, podendo causar contração do papel e encanoamento.

• Evite que o papel fique estocado, ou seja, utilizado em local com corrente de ar, saída de ar condicionado, próximo a aquecedor, em frente a ventilador ou porta aberta que tenha circulação de ar.
• Ambiente o papel no local de utilização por um tempo de 24 a 48 horas antes de ser utilizado. Esta ambientação se faz necessária devido a diferenças que podem ocorrer entre os ambientes dentro da própria fábrica.
• Sempre que houver sobra de material que não for utilizado de imediato, o mesmo deve ser reembalado. Pode ser reutilizada a embalagem da Santa Maria, pois a mesma possui proteção com polietileno.

• Caso não tenha as embalagens, pode ser utilizada uma proteção com filmes plásticos. Vale ressaltar que esta proteção deve ser feita de modo que o papel fique totalmente protegido, pois pequenas exposições à umidade já podem provocar problemas de ondulações ou irregularidades durante a utilização do papel.
• Sempre guardar etiquetas de rastreabilidade das bobinas e/ou etiquetas. Estas identificações são garantia de melhor qualidade no atendimento em caso de problemas técnicos.