Papel - Suporte Técnico - Artigos Técnicos

Sentido de Fibra no Papel

Durante o processo de fabricação de papel as fibras tendem a se arranjar na direção de movimentação da tela formadora da máquina desta forma podemos dizer que o papel quanto ao sentido de fibra se distinguem em duas direções: – Longitudinal e Transversal.
A fibra de celulose possui características higroscópicas, ou seja, possui característica de absorver ou perder umidade de acordo com a condição do ambiente. Esta característica relaciona-se com a estabilidade dimensional do papel que ao passar pelo processo de impressão offset quando em contato com solução de molhagem na impressão pode sofrer com a abertura do papel causando dificuldades para a realização de controle do registro de impressão (encaixe das cores em impressão tipo de arte reticulada e cromai). Leia mais!

Papel Alcalino, branco por muito mais tempo…

Toda linha de papel Santa Maria é de papel alcalino. Você sabe qual é a vantagem dessa característica?
Para entender melhor esta característica precisamos entender primeiro a definição de colagem do papel. A colagem do papel consiste em reduzir ou retardar a penetração de água no papel sem impermeabilizá-lo. Os papéis utilizados para imprimir ou escrever são necessariamente colados.

Antigamente, os papéis eram todos fabricados pelo processo de colagem ácida. Neste processo utilizava-se como agentes de colagem o sulfato de alumínio, a cola de breu e a alumina. Estes aditivos acidificavam o meio e o papel final produzido ficava com uma faixa de pH na faixa de 3,5 a 5,5 .
Leia mais!

SaMa Laser – Desempenho que impressiona

Papel offset alcalino laser com elevada resistência superficial versátil e reduzido teor de umidade, ideal para utilização em máquinas impressoras laser. As principais aplicações para este processo são: extrato de cobranças, boletos bancários, impressos comerciais personalizados, formulários e dados variáveis.

fato de este papel possuir características de umidade mais baixas (2,8 a 4,5%) o faz ideal para utilização em processos de impressão a laser.  Leia mais!

SaMa Gloss – O papel para transferência sublimática

Dentre as várias possibilidades de aplicações do papel SaMa Gloss, monolúcido da Santa Maria, a sublimação é uma aplicação especial em que o papel é utilizado como um veículo de transferência de uma estampa ou imagem impressa para um tecido.

A impressão para sublimação pode ser feita em vários processos, como: serigrafia plana, estamparia rotativa e impressão plotter digital. Destes processos, o mais utilizado atualmente é o de impressão digital. Leia mais!

Caso de sucesso – Melhorias na qualidade de impressão offset sublimática utilizando papel SaMa Print 63 g/m²


O processo de impressão offset ou impressão indireta cuja sua essência se baseia na repulsão entre partículas de água e gordura (tinta gordurosa), onde resumidamente uma matriz ou chapa é montada em um cilindro o qual é umidifcado tanto pela tinta como pela solução de molha. Esta chapa é preparada para que existam áreas de grafismo as quais tenham afinidade por gordura (tinta) e as regiões de contra grafismo, que tem afinidade pela água (solução de molhagem). A tinta é transferida para um cilindro de borracha chamado de blanqueta que serve de intermediário para a impressão no papel. Leia mais!

O papel da Santa Maria é produzir kraft branco de qualidade

Papel Kraft Branco - Santa MariaO papel Kraft é um tipo de papel que possui em sua composição uma mistura de fibras curtas e fibras longas.  A presença de fibras longas confere ao papel maior resistência mecânica e plasticidade. Estas propriedades são de extrema importância para as aplicações que o papel é principalmente utilizado, como confecção de sacos e sacolas. Já a presença de fibras curtas em confere ao papel características como maciez e printabilidade.

Leia mais!