Notícias 31/08/2012 - Sexta-feira

Nossos Produtos: Usina Hidrelétrica

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em viver sem energia elétrica. Grande parte das atividades que realizamos no dia a dia dependem desse recurso. Energia Elétrica é descrita como o movimento ordenado dos elétrons livres de um átomo em um condutor. Uma das maneiras de fazer com que os elétrons se movimentem é expondo-o a um campo magnético, como um imã, por exemplo.

A usina de energia elétrica se utiliza de um eletroimã, o qual precisa ficar girando em volta de uma bobina, fazendo assim os elétrons desta bobina entrarem em uma rotina de movimento ordenado, atraídos e repelidos pelos pólos norte e sul deste eletroímã. Este conjunto do eletroímã com a bobina é chamado de gerador de energia elétrica. Uma usina hidrelétrica utiliza uma turbina hidráulica, movida com a força da água, para gerar o movimento do eletroímã (conhecido como rotor ou excitatriz do gerador) em volta da bobina onde os elétrons entrarão em um movimento ordenado.

Na figura, podemos observar que a água do reservatório passa por um duto chegando até a turbina, fazendo esta girar. O rotor do gerador esta acoplado nesta turbina, gerando o movimento em torno da bobina.

A usina UHE Salto Curucaca, da Santa Maria, em condições normais, gera 8,8 MW (Mega Watt), potência suficiente para abastecer cerca de 420 residências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ quatro = 7