Notícias 20/06/2012 - Quarta-feira

Nossos Produtos: Silvicultura

Silvicultura é a ciência que estuda e trata de forma correta o cultivo de florestas, no nosso caso, as florestas plantadas. Essa prática é muito importante para as empresas do setor florestal, pois é a atividade responsável por manter florestas com qualidade, baixo custo e maior produtividade, transformando em um ciclo de produção que não agride o meio ambiente.

No Brasil, as práticas silviculturais iniciaram por volta da década de 60, com o plantio de espécie nativa, a araucária (Pinheiro do Paraná). Mais tarde, essa prática foi aplicada às plantas exóticas, como o pinus do hemisfério norte e o eucalipto de origem Australiana.

Essa prática, adotada pela Reflorestadora São Manoel, é realizada desde o seu surgimento. Atualmente, os plantios em escala comercial é de Pinus Taeda, além de alguns experimentos de eucalipto com procedências e espécies diferentes.

A silvicultura divide-se em várias etapas, compostas pelos processos de produção de mudas, implantação (plantio), tratos culturais(roçadas, aplicação de herbicidas, podas), controle de pragas, proteção florestal, etc.

Todas essas atividades contribuem para o desenvolvimento, aproveitamento e manutenção de florestas de qualidade.

Graças ao investimento e melhorias na área de silvicultura, junto a pesquisas, a produção da Reflorestadora São Manoel progrediu muito em comparação ao início do reflorestamento na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


dois + 8 =