Notícias 15/05/2007 - Terça-feira

IAP aprova obras da ETE

Após a construção da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), a Santa Maria recebeu, no dia 29 de março, o chefe regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) de Guarapuava, Jairo Macedo, e o promotor público, Mauro Dobrowolski, para fiscalização das obras que enquadram a empresa nas normas exigidas pelo Termo de Ajuste de Conduta.

Assinado em novembro de 2004, o Termo emitido pelo IAP preconiza que as indústrias estejam adequadas com determinados padrões de preservação. Em caso de irregularidade, disporiam, a partir de então, de tempo para adaptações, de acordo com as capacidades financeira e temporal de cada empresa.

“O promotor público e o representante do IAP saíram daqui bastante satisfeitos com o resultado. As obras foram concluídas há aproximadamente um ano e seguem os requisitos propostos. Disseram que a ETE da Santa Maria servirá de referência para as indústrias de sua área de atuação”, comenta o gerente de engenharia e projetos, Wilmar Cardoso.

As medidas estabelecidas pelo Termo incluíam a construção de aterro industrial, a implantação de uma estação de tratamento de efluentes líquidos – apresentado e aprovado pelo IAP -, a emissão de relatórios dos pontos de monitoramento dos lençóis freáticos e a instrução do pedido de licenciamento de operação. Segundo Cardoso, muitas empresas, ao contrário da Santa Maria, não conseguiram a aprovação do IAP.

“O Termo de Ajuste de Conduta surgiu da proposta da Santa Maria para a construção da ETE. Isso confirma que estamos um passo à frente e demonstra nossa preocupação com o meio ambiente”, finaliza.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


3 − dois =