Grupo Santa Maria - O Grupo - SIG – Sistema Integrado de Gestão

A globalização e o cenário econômico levam as empresas a buscarem alternativas que assegurem seu destaque num mercado cada vez mais competitivo. Logo, o Planejamento Estratégico tornou-se capital para as organizações. Por isso, o Grupo Santa Maria criou o SIG (Sistema Integrado de Gestão), que integra todas as metodologias e ferramentas modernas de gestão disponíveis a fim de alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Programa 5S

O 5S é uma cultura japonesa de bons hábitos que visa a eliminação de desperdícios e perdas. É composto por cinco princípios ou sensos, que em japonês começam com a letra “S”: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina. O propósito da metodologia 5S é melhorar o ambiente de trabalho, através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização e limpeza do local de trabalho, identificação de espaços, criação de padrões para a manutenção da limpeza, disciplina e melhoria contínua do processo.

O Grupo Santa Maria atua com a metodologia 5S desde 2004 e as 82 áreas da empresa possuem e praticam o 5S diariamente, obtendo os ganhos que a metodologia proporciona.

TPM – Total Performance Management

O TPM “Total Productive Management” é uma metodologia que se originou no Japão e que busca a melhoria continua da organização através de práticas e costumes que mudam a cultura organizacional e visa o alcance de suas metas. O TPM age fazendo com que as áreas trabalhem em conjunto e de forma padronizada, evitando que falhas ocorram, o que consequentemente aumenta a performance dos equipamentos e a operacional de forma significativa, tornando a empresa cada vez mais competitiva.

Com o TPM podemos identificar e eliminar as perdas, desenvolvendo conhecimentos capazes de reeducar as pessoas para ações de prevenção e de melhoria contínua, garantindo o aumento da confiabilidade dos equipamentos e da capacidade dos processos. A implantação do TPM envolve várias etapas, tendo como objetivos anular as falhas de equipamentos, eliminar as perdas, extinguir os acidentes, aumentar a confiabilidade e a eficiência global dos equipamentos – além de reduzir custos de manutenção – e alinhar a gestão da área com o Planejamento Estratégico da organização.

Resultados da implantação da metodologia TPM:

  • Redução de possíveis falhas dos equipamentos;
  • Redução de pequenas paradas;
  • Melhoria no indicie de qualidade;
  • Redução dos níveis de estoque e de acidentes de trabalho;
  • Diminuição dos custos e retrabalho;
  • Aumento de produtividade e disponibilidade dos equipamentos;
  • Aumento de Performance da organização.

A metodologia TPM está ativa em todos os processos do Grupo Santa Maria.

Auditorias Internas

No Grupo Santa Maria são realizadas anualmente auditorias visando a melhoria e acompanhamento dos processos de gestão e certificações e o comprimento das metodologias e práticas seguidas pela empresa.

As auditorias realizadas na empresa auxiliam o crescimento e desenvolvimento, pois mostram as possíveis melhorias nos processos e garante o seguimento confiável das ferramentas de gestão. A auditoria é uma forma de medir o desempenho com segurança e confiabilidade das informações recebidas, torna-se um elemento fundamental no sistema de informação e medição dos processos e projetos que fazem parte das ferramentas de gestão e certificações do Grupo Santa Maria.

Atualmente, são realizadas cerca de 380 auditorias anualmente na empresa, sendo certificação externa, como o FSC® “Forest Sterwardship Council” e também auditorias internas, que são aplicadas ferramentas de gestão seguidas pela empresa, como é o caso da metodologia TPM, 5S e GMGP.

Software de Gestão Empresarial IFS

Um sistema informatizado de gestão empresarial que proporciona a integração de todas as áreas e negócios, tornando disponíveis as informações gerenciais de maneira confiável sem a necessidade do uso de programas paralelos. Tal sistema facilita o manejo das informações para todos do Grupo Santa Maria.

Módulos que fazem parte do Sistema IFS

Gerenciamento de documentos – ferramenta para controle dos documentos do Grupo.
Projetos – permite o gerenciamento, controle e acompanhamento dos projetos do Grupo, como obras civis, instalações, etc.
Ativo fixo – controle dos bens patrimoniais do Grupo.
Controladoria – contabilidade fiscal.
Financeiro – contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Estoque – matéria-prima, manutenção e produto acabado.
Comercial
– vendas, faturamento e expedição.
Suprimentos – compras e recebimento.
Manutenção – controle da manutenção do Grupo e Florestal.

Programa de Sugestão de Melhorias

O Grupo Santa Maria implantou o programa de Sugestão de Melhorias que visa estimular a cultura organizacional ao fluxo de melhorias contínuas, estimulando seus colaboradores a sugerirem melhorias em seus processos, local ou equipamento, com o objetivo de reduzir perdas e/ou elevar o nível de produtividade do processo. O Grupo premia os colaboradores que sugerem inovações ou mudanças em suas respectivas áreas, as melhorias são classificadas de duas formas:

Melhorais Mensuráveis São melhorias que geram impacto financeiro e que permitem a realização de cálculos para medir esse retorno.

Melhorias Não Mensuráveis - São Melhorias que geram resultados intangíveis, sem condições de medir financeiramente. Estão ligadas principalmente a segurança e bem estar.   O Programa de Sugestão de Melhorias tem por objetivo estabelecer o funcionamento das sugestões de melhorias, estimulando o trabalho em equipe, a inovação e foco nos resultados.

Participando deste programa, o colaborador pode contribuir com suas ideias para o desenvolvimento e melhor desempenho da empresa.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

Toda organização é um sistema, ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis. O GMGP (Gestão de Melhorias no Gerenciamento de Processos) é um enfoque administrativo aplicado no Grupo Santa Maira, que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos. Divide-se em 4 etapas:

  • Fase AS IS: Como o processo é hoje.
  • Fase de TRANSIÇÃO: Análise do problema e de oportunidade.
  • Fase TO BE: Desenvolvimento das melhorias e elaboração do plano de ação.
  • Fase de IMPLANTAÇÃO: Implantação do plano de ação, padronização da situação e conclusão do trabalho.

O objetivo do mapeamento é tornar o processo mais fácil, eliminar os erros, minimizar os atrasos, otimizar os recursos e documentar os processos, pois, através desse trabalho podemos obter várias oportunidades de ganhos em qualidade, prazo, inovação e segurança.

Planejamento Estratégico

“Planejamento Estratégico consiste em definir a direção que a organização quer seguir, aonde quer chegar e principalmente, como chegar”. Para estruturar o Planejamento Estratégico, definimos a missão, visão e valores do Grupo, em seguida realizamos análises fundamentais e complementares para definição do Posicionamento Estratégico, a partir desse ponto são definidos os Indicadores Estratégicos desdobrados em Objetivos, Iniciativas e Avaliações Estratégicas para as perspectivas: Financeira, Cliente, Processo Interno e Aprendizado e Crescimento. Durante o ano, monitoramos os resultados desses indicadores e criamos ações para corrigir os desvios de meta gerados no período.