Notícias 14/04/2014 - Segunda-feira

Fazenda Três Capões – A mais sustentável do Brasil

O Grupo Santa Maria é um importante representante da consciência ambiental entre as grandes empresas do Sul do Brasil. Composto pela divisão Papel (Santa Maria Papel e Celulose), Florestal (Reflorestadora São Manoel), Energia (Curucaca Geradora) e Agricultura (MLCV Agricultura), destaca-se por investir fortemente em seu desenvolvimento autossustentável e na capacitação de seus colaboradores.

Pensando nas pessoas, o Grupo trabalha constantemente no desenvolvimento e envolvimento de seus colaboradores. Como isso acontece? Através de treinamentos, Programa de Participação nos Resultados, plano de saúde extensivo aos familiares, Programa Crescer (onde os colaboradores podem dar sugestões, trabalhar o feedback e ser reconhecidos por isso), Programa Sugestão de Melhorias (metodologia para aplicação de ideias que gerem lucro ou redução de custo, premiando empresa e colaborador), dentre outros benefícios oferecidos.

A MLCV representa a atividade agrícola do grupo e é dividida em quatro complexos produtivos, que são as fazendas:

• Três Capões
• Limoeiro
• Capão Alto
• Tunas e Tuninhas

Localizadas nos municípios de Guarapuava, Candói e Goioxim, região centro-sul do Paraná, possuem uma área de aproximadamente 5.400 mil hectares para agricultura.

Todos os complexos têm uma ótima infraestrutura de produção e armazenamento, funcionando de acordo com as leis ambientais e em direção à sustentabilidade, sempre oferecendo boas condições de trabalho e capacitação a seus colaboradores. Gerando assim, uma maior produtividade e qualidade de seus produtos – soja, milho e trigo – com uma produção anual em torno de 35 mil toneladas/ano.

Além de um Centro de Pesquisas Agrícolas em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste, a MLCV conta com uma unidade própria de armazenamento de grãos com capacidade 36,4 mil toneladas, além de um Departamento de Agricultura de Precisão que coordena toda a condução das culturas no que diz respeito à fertilidade e monitoramento da produtividade das áreas.

Foi pensando em reconhecer e premiar o trabalho de empresas que sabem a importância de um desenvolvimento sustentável que a Revista Globo Rural criou, em junho de 2013, o Prêmio Fazenda Sustentável. Quatro categorias são contempladas: cultivos anuais (algodão, milho, soja, trigo, arroz e feijão); cultivos perenes e semi-perenes (café, laranja e cana); pecuária (gado de corte) e floresta plantada (pinus e eucalipto).

No dia 8 de abril, em São Paulo, a revista Globo Rural apresentou as quatro fazendas vencedoras, dentre elas o destaque nacional da categoria Cultivos Anuais foi a Fazenda Três Capões, da MLCV. O que garantiu o prêmio à fazenda de 790 hectares foi a sua forte gestão administrativa combinado à gestão ambiental que está de acordo com os princípios sustentáveis. A fazenda premiada e todas as outras três fazendas da MLCV cultivam sua área sob o sistema de plantio direto, rotação de culturas e manejo integrado de pragas.

Marcelo Vieira, diretor executivo do Grupo Santa Maria, declarou que o que difere a Três Capões e as demais fazendas da MLCV é o intuito de passar para os colaboradores o conhecimento sobre sustentabilidade. Marcelo comentou ainda sobre o forte investimento feito em capacitação dos colaboradores: “Nós investimos fortemente em capacitação e treinamento de todos os nossos colaboradores, para atingirmos resultados diferentes, e é através das pessoas que se consegue esses resultados”, afirmou.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


dois + = 8