Notícias 10/12/2010 - Sexta-feira

Curso aborda Desbaste e Colheita Florestal em Fazenda da Reflorestadora São Manoel

Visando fomentar a atividade florestal na região, o Sindicato Rural de Guarapuava, a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promoveram no dia 22 de setembro o último curso do Programa de Desenvolvimento Florestal. A parte teórica foi realizada no anfiteatro do Sindicato Rural e a prática na Fazenda Marrecas (Distrito Guairacá – Guarapuava – PR), propriedade da Reflorestadora São Manoel Ltda.

A fazenda Marrecas está operando com a colheita mecanizada, contando com um conjunto de máquinas que realizam todo o trabalho de corte e carregamento das toras. Dessa forma, o tema abordado foi de desbaste e colheita florestal, focando no uso múltiplo da floresta, maquinário e tecnologia de colheita disponível no mercado para a produção de lenha, tora, celulose e cavaco.

O instrutor do curso, Pedro Francio Filho, engenheiro agrônomo especialista em sistemas agrossilvipastoris, destaca que o objetivo é “passar as ações necessárias nessa etapa focando no aumento da produtividade florestal e uso racional dos elementos do sistema agrossilvipastoril”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 − três =