Notícias 31/12/2009 - Quinta-feira

CICEUF – Comitê Interno de Conservação de Energia Utilidades e Fibras

Em 1992, no Rio de Janeiro, 170 países se reuniram na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa conferência gerou a chamada Agenda 21, que é um documento internacional de compromissos com o meio ambiente. A partir daí, houve uma mudança no modelo de desenvolvimento econômico, com a introdução do conceito de desenvolvimento sustentável, que busca harmonizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com a preservação do meio ambiente, assegurando a sustentabilidade da vida na Terra.

Realmente foi um choque cultural, uma vez que a consciência voltada à preservação e sustentabilidade, mostrava que os recursos naturais eram esgotáveis e que o homem teria que utilizá-lo de forma mais racional, que a ação predatória deveria ser abandonada para dar lado à utilização mais responsável e com correto manejo e que o homem deveria gerir efetivamente os recursos naturais.

A sobrevivência da empresa significa cada vez mais em desaprender e reaprender, isto é, tornar-se inteligente, ágil e adaptativa.

Com a finalidade de termos uma equipe focada no uso racional dos recursos e no desenvolvimento sustentável, foi criado na Santa Maria o Comitê Interno de Conservação de Energia, Utilidades e Fibras (CICEUF). Este comitê foi dividido em 5 Câmaras Especializadas (Energia Elétrica, Água, Vapor, Ar Comprimido e Fibras) cujos principais objetivos serão: adequar processos de informação, sensibilização e comunicação sobre o uso eficiente de energia e utilidades em todos os processos produtivos e áreas de apoio da empresa como tema de treinamento e formação; contribuir para a sustentabilidade ambiental local; realizar ações de eficiência energética e conforto ambiental em edificações; estabelecer normas para a aquisição de novos equipamentos; realizar benchmarks periódicos para auxiliar na elaboração de metas; participar de eventos relacionados à desenvolvimento sustentável; auxiliar as diversas áreas na elaboração de planos de recuperação através do estabelecimento de metas; definir estratégias lógicas e que sejam factíveis, estabelecendo limites de recuperação dentro de uma política de custo-benefício, incentivar a geração de Sugestões de Melhorias no âmbito da Economia de Energia; monitorar e avaliar resultados; além de promover o pensamento voltado à inovação em termos de economia de recurso.

O CICEUF é um comitê facilitador, portanto só obterá sucesso se contar com o apoio de todos os colaboradores da Santa Maria, afinal de contas, o resultado de cada ação bem sucedida, cada litro de água, cada kW de energia, cada m³ de ar comprimido, cada tonelada de fibra e de vapor usados de maneira racional calçarão nossa empresa mantendo-a fortalecida no mercado, perpetuando nosso negócio.

Como advento da globalização, impulsionada pela evolução tecnológica da comunicação e principalmente pela Internet, o mundo ficou relativamente pequeno e a competitividade aumentou, o que leva as empresas a procurar constantemente formas inteligentes de melhor utilizar seus recursos, produzindo mais, com menores custos e sempre focada na preservação da natureza e conforto das pessoas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


4 + sete =