Notícias 04/01/2011 - Terça-feira

Câmaras do CICEUF

O Comitê Interno de Conservação de Energia, Utilidades e Fibras (CICEUF) tem a finalidade de manter uma equipe focada no uso racional dos recursos e no desenvolvimento sustentável. Alguns dos objetivos do comitê são: incentivar a geração de Sugestões de Melhorias e a criação de TIMs (Times Internos de Melhoria), monitorar e avaliar resultados, promover o pensamento voltado à inovação em termos de economia de recurso, entre outros.

Apresentação da Câmara de Fibras:

As fibras (celulose) são utilizadas como matéria-prima na fabricação de papel, constituindo aproximadamente 85% da composição deste produto. Os outros 15% são representados por carbonatos e outras matérias-primas. Com relação ao valor, a celulose representa 62% do custo total do produto, dessa forma, faz-se necessário otimizar o uso desse recurso e encontrar meios para reduzir o consumo do mesmo, sem afetar a qualidade do produto final.

Aliado ao custo de produção existe o custo de manuseio e tratamento dos resíduos que são liberados pelas fibras na produção do papel. Dessa forma, evidencia-se a importância de continuar realizando um trabalho específico para evitar o desperdício de celulose, uma vez que ainda há espaço para trabalhar nesse processo de redução, pois, qualquer percentual de redução traz grandes resultados para a empresa.

Para isso, conta-se com apoio de todos na formação de grupos de melhoria. Esses grupos têm conseguido resultados excelentes para a empresa e consequentemente acabam recebendo prêmios pela ideia sugerida, através do Programa de Sugestão de Melhorias.

Integrantes:

Julio César Ferrari
Processos
julio.ferrari@santamaria.ind.br
Ramal 4189

Sidney Benjamin de Alencar
Custos e Orçamento
sidney@santamaria.ind.br
Ramal 4015

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


dois − = 1